Trabalhadores dos Correios em Alagoas aprovam contraproposta conquistada na luta

17/09/2014

Ecetistas em processo de votação na noite desta quarta-feira

Em assembleia geral realizada na noite desta quarta-feira (17), os trabalhadores dos Correios em Alagoas aprovaram por maioria absoluta a última contraproposta apresentada pela ECT após o trabalho sério e incansável desenvolvido pelo Comando Nacional de Negociação da Categoria, em Brasília.

Temendo uma greve em pleno período eleitoral, a estatal cedeu as reivindicações dos trabalhadores e apresentou uma proposta considerada razoável com ganhos importantes, a exemplo do vale-alimentação garantido por tempo indeterminado ao trabalhador que for para o INSS em razão de acidente trabalho, duzentos reais a mais no contracheque para a maioria dos trabalhadores a título de Gratificação de Incentivo a Produtividade, com a incorporação gradativa ao salário nos próximos anos, e o aumento na quantidade de vale-alimentação que passa de 23 para 26 vales (R$ 783,30) para quem trabalha 05 dias ou 30 vales (R$ 903,90) para quem trabalha mais de 05 dias por semana.

Outros avanços também foram conquistados com a demonstração de união e força dos ecetistas, a exemplo do vale-cesta que passará a ser de R$ 188,58 e a garantia de salário por parte da empresa para quem recebe o apto do INSS mas não está pronto para voltar a trabalhar. Antes o trabalhador ficava meses sem receber sua remuneração até ter o recurso julgado pela instituição de seguridade social.

É bom lembrar que os avanços nesta campanha salarial só foram possíveis graças a organização e disposição de luta dos trabalhadores numa conjuntura favorável por ser ano eleitoral.

"Que fique certo: a ECT não concedeu nada de graça, ou tampouco é “boazinha”. Tudo o que foi conquistado só foi graças ao empenho da categoria e a disposição para mais uma vez entrar em greve peitando o governo federal e as forças favoráveis a empresa." Declarou Altannes Holanda, presidente do Sintect-AL.

Para Alysson Guerreiro, vice-presidente do Sindicato, a campanha salarial deste ano terminou vitoriosa graças a maturidade e capacidade de negociação das lideranças representativas dos ecetistas, a exemplo do companheiro André Moreira, representante de Alagoas no Comando Nacional de Negociação, um estado pequeno que se agiganta quando se trata de trabalhador dos Correios.

O Sintect-AL agradece a adesão de todos e pede para que você comemore essa vitória, porque ela é sua e de todos os que fazem um movimento sindical sério e comprometido com os trabalhadores!!!

Confira abaixo a integra da última contraproposta conquistada pelos trabalhadores dos Correios.