Acordo Coletivo 2014/2015 assinado

24/09/2014

O Presidente do Sintect/AL, Altannes Holanda, esteve hoje pela manhã em Brasília participando da audiência de mediação no TST, a respeito do Acordo Coletivo 2014/2015.

O Ministro do TST,Ives Gandra, afirmou que consideraria, para assinar a proposta, a quantidade de funcionários que já aceitaram, e não a quantidade de sindicatos,conforme o estatuto da Fentect.

Sendo assim, 14 sindicatos filiados a Fentect, mais os 6 sindicatos filiados a outra federação, assinaram no fim da manhã o Acordo Coletivo de Trabalho de 2014/2015.

"Fomos no anseio de representar o desejo da categoria de Alagoas, que aprovou em assembleia, por ampla maioria, a aceitação desse acordo. A construção desse acordo, com vários avanços significativos nas cláusulas sociais, teve a participação fundamental do companheiro André Moreira, do CDD/Ponta Verde, representante de Alagoas no Comando Nacional de Negociação da Fentect", afirmou Altannes.

O Pagamento dos benefícios e o reajuste salarial serão efetuados até o final de setembro, ou mais tardar em folha suplementar, já com os valores retroativos a agosto, que é a nossa data-base.

No total, 20 sindicatos aprovaram e assinaram o acordo, sendo 14 filiados a Fentect e os outros 6 filiados a outra federação. O sindicato da Bahia não pode assinar o acordo já que está sob intervenção judicial até esta eleição. Quanto aos demais sindicatos, a ECT entrará com o dissídio para extensão da proposta.

Sobre a PLR, o Ministro Ives Gandra definiu a data limite para a negociação para o dia 15/10. O ministro entende que o pagamento já está bastante atrasado, portanto, não há mais tempo para se discutir critérios a serem utilizados no pagamento.

Com a assinatura do Acordo, além de aprovarmos os benefícios e conquistas da nossa campanha salarial, garantimos a aplicação da Súmula 277 do TST ao ACT.