Fentect: Parabéns aos Atendentes Comerciais!

30/10/2014

Dia 30 de outubro comemora-se o Dia do Atendente Comercial. Mais de 27 mil profissionais trabalham no ramo, em 6.437 agências dos Correios espalhadas por todo Brasil. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) parabeniza esses funcionários, que representam, junto aos clientes, a instituição para a qual trabalham. São eles que lidam não apenas com os serviços postais, mas também os bancários, que têm facilitado a vida de quem, muitas vezes, não tem tempo.

Embora os atendentes tenham o seu dia como homenagem, fica, em todos os outros, a necessidade de lutar contra a insegurança, com a qual eles batem de frente, diariamente. Desde assaltos às agências, devido ao aumento do fluxo de dinheiro, até sequestros, os funcionários estão sujeitos ao pior e mantém sua reivindicação por melhorias, como portas giratórias e vigilantes, com dispositivos de segurança equiparados aos dos bancos.

Além disso, com os serviços bancários, nada mais justo que esses atendentes comerciais tenham sua jornada reduzida para 6 horas, bem como os trabalhadores dos bancos. Com o aumento das responsabilidades, os funcionários dos Correios fazem mais do que a captação e entrega de correspondências, tendo, também, como função, serviços do Banco Postal, que incluem a abertura de contas, pagamentos, empréstimos, recebimentos, emissão de cartões, talão de cheques, entre outros.

Com a sobrecarga de funções, os trabalhadores ainda estão expostos às doenças ocupacionais por esforços repetitivos. E, até o dia 30 de novembro, a ECT quer impor aos atendentes que realizem a prova de certificação (Associação dos Bancos no Distrito Federal - ASSBAN) para avaliar os conhecimentos dos funcionários sobre o Banco Postal e, dessa forma, certificar a sua capacidade de atuação como correspondente bancário. Porém, a empresa se nega a informar o que será feito do cargo dos reprovados no teste. Outra grande preocupação da classe trabalhadora, imensamente subjugada e explorada, com seus direitos privados.

A Fentect ressalta a importância do trabalho dos atendentes comerciais e permanece na luta, representando todos os funcionários, na ânsia de que as demandas sejam cumpridas por parte da ECT, para que os ecetistas tenham mais qualidade de vida no ambiente profissional, além de assegurada a sua segurança e estabilidade.

FONTE: http://fentect.org.br/conteudo.php?LISTA=detalhe&ID=2361

Veja no anexo abaixo a Charge da matéria em tamanho original.