Servidores públicos de Maceió iniciam greve com protesto no Centro

31/10/2014

Servidores públicos da prefeitura de Maceió fecharam a Rua Pedro Monteiro, em frente à Secretaria Municipal de Finanças, no centro da capital alagoana, na manhã desta sexta-feira (31). Eles decidiram entrar em greve alegando que o Município descumpriu um acordo firmado na Justiça para pagamento da progressão salarial de 2014.

Segundo o secretário Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) Carlos Junior Spegiorin, o acordo mediado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas entre Prefeitura e servidores municipais ainda não foi homologado pelos sindicatos e que por isso não foi possível incluir o pagamento das progressões na folha de outubro.

A prefeitura informou que uma nova reunião deve acontecer na próxima semana entre Prefeitura, servidores e Tribunal de Justiça, para que, de fato, seja assinado e homologado o acordo. O secretário explicou ainda que a assinatura para a homologação do acordo não ocorreu porque os sindicatos não concordaram com uma das cláusulas do acordo.

É a segunda vez que os servidores entram em greve este ano pelo mesmo motivo. Segundo o presidente do Sindspref, Sidney Lopes, o acordo era pagar o retroativo da data base de janeiro de 2014 em junho deste ano, o que não aconteceu.

"Eles prometeram pagar 5% em outubro e quando fomos olhar nosso saldo hoje, não tinha nada. O prefeito Rui Palmeira é sem palavras, promete coisas à gente só para sairmos da greve e depois continua sem cumprir", relata Lopes ao ressaltar que a justificativa é sempre a diminuição no repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios].

"Eles alegam que o repasse do FPM é pouco, mas temos números que mostram que eles não priorizam as coisas importantes. Podemos contestar qualquer um, seja o procurador do município ou a Secretaria de Finanças", disse.

Fonte: