Categoria aprova proposta do TST

16/09/2015

Cento e noventa e dois trabalhadores dos Correios em Alagoas se reuniram na noite desta terça-feira (15) para deliberar sobre a proposta construída pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Em Alagoas, a proposta que já vinha sendo discutida pelo Sintect-AL e a categoria nos setores de trabalho, foi aprovada por maioria absoluta durante a assembleia numa demonstração de consciência de que não era a proposta ideal, mas a possível após meses de negociação com a mediação do TST.

Para vários ecetistas, o que definiu a aprovação da proposta foi a certeza de que não haveria a possibilidade de qualquer avanço na proposta da justiça. Até porque, no caso de greve, a Campanha Salarial desse ano iria para dissídio coletivo no TST com os ministros da corte julgando o que foi sugerido pelo próprio Tribunal ou a primeira proposta apresentada pela empresa no início das negociações.

Prudência, bom senso e um pouco de história levaram os trabalhadores à decisão mais adequada já que em outras campanhas salarias, após dias de greve, o TST nunca melhorou proposta em pró da categoria. Muito pelo contrário, o que se viu foram propostas rebaixadas e descontos dos dias parados.

Obviamente que a proposta aprovada pela categoria não é a melhor, mas também não é a pior já que os Correios insistiam em emplacar uma contraproposta mais rebaixada que a do TST, inclusive com modificações extremamente prejudiciais na assistência médica.

O Sintect-AL procurou conduzir a todo o momento a Campanha Salarial com responsabilidade sempre pensando no melhor para os ecetistas. Ao tempo em que  agradece o empenho, a garra e a disposição da categoria para a luta e entende que a mobilização, a solidariedade e a união de todos continuam sendo imprescindíveis para que os ecetistas se fortaleçam cada vez mais na defesa dos direitos dos trabalhadores.