Sintect-AL – 27 anos de Resistência e Luta

10/11/2015

Movimento sindical em Alagoas é um dos mais combativos do país

Hoje, 10 de Novembro de 2015, o Sintect-AL completa 27 anos de existência. A história de sua fundação é marcada por muitas lutas e mobilizações de diversos trabalhadores ecetistas que sacrificaram seus empregos, e até suas famílias, na busca por melhores condições de vida.

A lembrança desses 27 anos de construção do Sintect-AL está na memória dos ecetistas alagoanos. Inúmeros companheiros e companheiras, de alguma forma, viveram várias histórias de luta na defesa dos interesses dos trabalhadores em Alagoas. Muitos ficaram no meio do caminho e não alcançaram o êxito que sonharam. Não por desistência ou cansaço, e sim devido ao processo natural da vida.

O legado de luta foi deixado como exemplo para os que continuam na defesa dos interesses da categoria. A certeza de que é contínuo e árduo, mas prazeroso, o caminho na construção de uma ECT mais justa para todos é herança das diretorias anteriores e de tantos outros trabalhadores que sempre se fizeram presentes nas ações do Sintect-AL.

Dentre tantos que se destacaram na história de nosso sindicato, podemos citar a sua importância, companheiro e companheira, como parte de uma categoria que sempre vem contribuindo brilhantemente para que o movimento de resistência e luta siga adiante.

Hoje, o Sintect-AL tem a frente uma diretoria abnegada e comprometida com os ecetistas, cujos princípios de honestidade e comprometimento conduzem os trabalhos na luta em defesa dos trabalhadores dos Correios em Alagoas.

Ainda neste mês de novembro, durante a VII Bienal Internacional do Livro, a Editora da Universidade Federal de Alagoas estará lançando o livro Folhas de Jornal: presença militar e imprensa sindical nos Correios de Alagoas, uma homenagem aos 27 anos do Sintect-AL e aos 30 anos de movimento sindical ecetista em nosso estado iniciado em 1985 com a fundação da Associação dos Empregados dos Correios em Alagoas (ASCOR).

Esta mesma Universidade, atualmente vem desenvolvendo em nível de mestrado, através do Programa de Pós Graduação em História, com o apoio do Sintect-AL – sempre preocupado com a preservação da memória da luta ecetista – e com o financiamento da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), pesquisas relacionadas à trajetória do movimento sindical nos Correios de Alagoas. A defesa da dissertação está prevista para o mês de março de 2016.

Tal iniciativa, apenas confirma que a atual diretoria do Sintect-AL vem atuando em diversas áreas (reconstrução da sede e valorização patrimonial, defesa dos interesses dos trabalhadores, preservação da memória da categoria, convênios com instituições de ensino, formação sindical, etc.) para nestes 27 anos sempre engrandecer a categoria dos Correios em Alagoas.

Parabéns Sintect-AL! Parabéns companheiro(a)s Ecetistas.