GERAE e GMOP 06 agravam ainda mais ineficiência dos Correios

29/12/2015

Sem plano de trabalho e seriedade administrativa gestores aprofundam caos na ECT

O Centro de Distribuição Domiciliária Maceió, localizado no Vale do Reginaldo, já foi considerado um dos melhores locais de trabalho nos Correios de Alagoas. Com um passado de organização e eficiência na entrega das correspondências, a unidade já foi considerada modelo e detinha o status de CDD Padrão na década de 1990 quando os funcionários queriam trabalhar nela e havia grande disputa entre carteiros para ser lotado no setor.

Atualmente, o CDD Maceió atende o Centro e a parte baixa da cidade, realiza a entrega e a coleta de cartas e documentos nas grandes empresas, indústrias e lojas vitais para a economia alagoana. Porém, nos últimos anos a negligência dos Correios vem comprometendo a eficiência e a qualidade dos serviços postais na região. A situação só não é pior graças aos funcionários que se sacrificam diariamente para minimizar os impactos da falta de mão de obra e condições de trabalho na unidade.

Inúmeros são os problemas! A transferência arbitrária e sem planejamento de alguns distritos do CDD Ponta Verde para o CDD Maceió foi uma determinação da GMOP 06. Detalhe: essa gerência não conhece nada da realidade dos CDD’s de Maceió para tomar uma medida de tamanha importância. Além de determinações absurdas, o caos na ECT aumenta devido a irracionalidade dos gestores que vem gerando acúmulos injustificáveis de correspondências. Além disso, se aposta no retrabalho e na perda de tempo ao manter no CDD Ponta Verde a triagem da carga pertencente aos distritos transferidos para, somente depois, transportá-la para o Vale do Reginaldo. Mesmo assim, quando as correspondências chegam à nova unidade de destino passam por outra triagem sobrecarregando ainda mais os carteiros do centro de distribuição.

Medidas Irracionais

O desatino administrativo preocupa. Recentemente estudos técnicos indicaram que apesar da sobrecarga de correspondências, o CDD Maceió terá que extinguir 04 distritos dentre os 21 que lá existem. O resultado deixou perplexos os carteiros do setor. Exaustos e não conseguindo dar conta da demanda, eles se deparam com a notícia de que mais distritos serão desativados e as ruas distribuídas entre os 17 restantes. Para piorar, a GERAE desesperada já está tentando implantar as alterações sem qualquer autorização da administração dos Correios em Brasília. O que configura uma grande trapalhada.

Diante de tanta mazela, o pessoal do CDD Maceió vem sofrendo há muito tempo. Durante 14 meses os carteiros foram obrigados a executar o sistema de dobras. Até hoje, eles continuam tendo que dar conta da distribuição nas ruas que são acrescentadas diariamente ao seu itinerário (longo e desumano demais diga-se de passagem). A operação que deveria ser esporádica virou rotina e não vem obtendo êxito, pois em visita recente ao CDD Maceió, o Sintect-AL encontrou distrito com duas semanas sem nenhuma entrega de correspondências, motivo suficiente para que clientes revoltados ocupem a imprensa local reclamando pelo fato de não estarem recebendo suas cartas.

Portanto, entre a categoria o sentimento é de que a ECT está sem rumo, pois numa empresa em que gestores da GMOP 06 não tem a aptidão necessária para gerenciar, a tendência é tudo dá errado e a conta sobrar para funcionários e clientes. Estes, por sua vez, continuam reféns das aberrações administrativas e são testemunhas da destruição de toda a credibilidade que levou décadas para ser construída pelos ecetistas em Alagoas.