2016 começa com assalto a agência dos Correios

06/01/2016

Foto de Arquivo/Sintect-AL

2016 começou mal para os companheiros que trabalham na Agência dos Correios da Ponta Grossa, localizada na Rua Santo Antônio, parte baixa de Maceió. Na tarde desta quarta-feira (06), dois homens armados em trajes sociais chegaram em uma moto vermelha, entraram no setor, renderam o vigilante, tomaram sua arma levando o dinheiro da agência e pertences dos que estavam no local.

O Sintect-AL visitou a agência após o ocorrido e encontrou trabalhadores apreensivos e com medo dos sucessivos assaltos que vem acontecendo devido à falta de segurança na ECT. Infelizmente, segurança nos Correios não se tem, nem se passa. Principalmente pela Gerência de Segurança Patrimonial que, apesar de mais um assalto a empresa, sequer apareceu para averiguar o ocorrido, tampouco se preocupou em prestar solidariedade aos funcionários combalidos pelo susto. Mas, numa total falta de sensibilidade, lembrou de recomendar que os funcionários, apesar de abalados, permanecessem no local até a chegada da Polícia Federal.

Ou seja, a área de segurança da empresa não está nem um pouco preocupada com seus trabalhadores, pois os fatos relatados comprovam o que sempre dissemos. Além disso só sabem cobrar que os Atendentes façam o papel de porteiro, para mascarar a falta de segurança das agências.

No final de 2009, a Câmara Municipal de Maceió decretou a Lei 5.842/2009, elaborada pela vereadora Fátima Santiago e sancionada pela Prefeitura, que ‘torna obrigatória a instalação de porta eletrônica de segurança nas Agências dos Correios com Banco Postal’, porém, a empresa insiste em descumprir. Caso ela cumprisse essa Lei, com certeza esses numerosos assaltos na agência da Ponta Grossa não teriam ocorrido.

Só que a empresa enxerga esse investimento como uma "despesa", como a própria Advogada dos Correios, Greice Mastrianni, já afirmou publicamente: "Uma porta giratória é um investimento muito alto e, ao nosso entender, não há motivo que justifique caber a nós investir para combater um problema que é público." ( http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia-old.php?c=208383 ).

Algo que espante? Claro que não! Pois desde que o atual gerente assumiu a segurança patrimonial da empresa, joga contra o patrimônio público e contra a vida da categoria quando teima na retirada dos vigilantes das agências e julga ser desnecessária e onerosa a colocação de portas giratórias nas agências postais de Alagoas. Um absurdo que resulta em assaltos completamente evitáveis como o de hoje!

Ao companheiro vigilante e aos ecetistas assaltados, nossa total solidariedade!

A ECT, nosso repúdio pelo descaso com a vida humana e com o patrimonio do povo brasileiro!