A "Greve das Cartas"

14/01/2016

Acúmulo de correspondências no CDD Maceió foge do controle

Que carteiro entra em greve, isso todo mundo já sabe. Agora, carta entrar em greve é mais que uma novidade. É um caos administrativo e operacional sem precedentes.

Em Maceió, a impressão que o povo tem dos Correios é que as cartas estão em greve!!!

Se você andar pelas ruas e tiver um pouco de paciência, logo encontrará um carteiro, com a bolsa muito pesada, lotada de correspondências e suando até dizer basta num esforço monumental para dar conta da demanda.

Entretanto, quando você chegar em casa perceberá que sua correspondência não foi entregue. Perceberá que aquela fatura, com semanas de atraso, não chegou.

Daí você lembrará que viu o carteiro com a bolsa cheia andando rapidamente numa daquelas intermináveis ruas do bairro. Mas, paradoxalmente suas cartas não chegaram.

Então, confuso você se perguntará: o correio está em greve? Logo verá que não, pois acabara de ver o carteiro numa luta sobre-humana engolindo ruas e disparando cartas.

Intrigado, por um segundo você concluirá que o carteiro está trabalhando, e muito! Então, achará que as cartas é que estão em greve!

No Centro de Distribuição Domiciliária Maceió, localizado no Vale do Reginaldo, as cartas estão dando no “meio da canela”. Os carteiros de lá – poucos para tanta demanda – são heróis anônimos.

Eles fazem de tudo para que as correspondências cheguem aos endereços e tranquilizem seus destinatários. Contudo, apesar do grande esforço de carteiros e demais funcionários da área operacional, um mar de cartas continua pelos CDD’s da vida.

Sabe por quê?

Porque a administração dos Correios parou no tempo, perdeu o bonde da história e optou por andar na contramão do desenvolvimento e da modernidade. Por isso, suas cartas não chegaram. Simples assim.

Recentemente, chegou ao Sintect-AL a ingrata notícia, confirmada in loco, que em Maceió tem correspondência que há mais de um mês deveria ter sido entregue. Que continua nas unidades de distribuição esperando uma decisão administrativa para pôr fim a “cem anos” de lentidão.

Mas, como não se tem decisão administrativa, ainda bem que carta não senta, pois se sentasse teria que levar um banquinho para não ficar cansada de tanto esperar.

Obviamente que a culpa não é do carteiro. Esse se mata de trabalhar para entregá-las.

A culpa é da ECT que não quer nem saber de contratar gente e ainda “tira onda” do cliente com desculpas esfarrapadas quando a imprensa questiona tanta incompetência.

Por esses dias, os “iluminados” da Macrorregião Operacional estiveram na cidade. Indiferentes, ficaram a quilômetros de distância do CDD Maceió e foram embora sem qualquer solução para o caos nos Correios de Alagoas.

Sequer foram conferir a besteira que fizeram ao sobrecarregar o CDD Maceió com seis distritos do CDD Ponta Verde, sem qualquer respaldo técnico e na base do achismo.

No mundo da administração moderna, o achismo é um perigoso sinal de incompetência. Infelizmente, a macrorregião mais acha do que tem certeza.

Transferir sem qualquer critério seis distritos do CDD Ponta Verde para o CDD Maceió foi uma medida esdrúxula que vem prejudicando a empresa, os clientes e sobrecarregando ainda mais os carteiros do setor.

Para piorar, esse desatino administrativo faz chover reclamação todos os dias de pessoas insatisfeitas ou revoltadas com os Correios.

Em meio a “greve das cartas”, o que temos são gestores apagados. Mais do que isso! A competência, o compromisso e a boa administração também estão em greve – uma greve por tempo indeterminado que só terminará quando essa cúpula retrógrada, oportunista e ineficiente da macrorregião deixar a ECT.

Quanto as correspondências, continuarão demorando para ser entregues.

Com um pouco de sorte, quem sabe um dia elas chegam!

Aos clientes que esperam e aos carteiros que suam – nossa solidariedade pelo descaso dos Correios e de sua acéfala macrorregião operacional.