ECT patrocina Olimpíadas e reprime prática esportiva entre trabalhadores

02/06/2016

Funcionários estão proibidos de participar dos jogos do SESI

Em pleno clima de Olimpíadas no Brasil, inclusive com os Correios pagando 300 milhões de reais para trabalhar de graça durante o evento, a ECT Alagoas perdeu a esportividade e o fair play ao proibir pela primeira vez na história que seus funcionários participem dos Jogos Regionais do SESI.

A medida, inédita e autoritária, foi tomada sob a justificativa de que os funcionários não participarão das competições para evitar que se machuquem e não possam trabalhar devido as contusões.

Além das Olimpíadas, a ECT há anos vem despendendo milhões de reais para patrocinar esportes como futsal, handebol, tênis e natação. Obviamente que quando o faz não significa dizer que está preocupada com o desenvolvimento do esporte ou que cumpre com seu papel social incentivando os jovens brasileiros. A imagem de “boa moça”, de empresa moderna e em harmonia com o desenvolvimento não passa de mera estratégia empresarial.

Longe do bom senso, o que prevalece nos Correios é a jogada de marketing, o interesse de mercado pelo lucro explorando a boa-fé da população com armadilhas empresarias objetivando a propaganda e o consumismo. Para isso, as últimas administrações vêm demonstrando expertise na arte de enganar pela propaganda televisiva ou impressa. Porém, no seu submundo, longe dos holofotes, o que se ver é a péssima prestação de serviços em meio a ações agressivas ou sutis, a exemplo desta que proíbe funcionários da boa prática esportiva nos jogos do SESI Alagoas. Tal decisão é um mau exemplo, um desestímulo, um ataque ao bem-estar e a esportividade na estatal.

No esporte da vida, em meio a tantas disputas: Medalha de Ouro para os Trabalhadores e medalha de lata para os “correios”.