Ministro e Presidente dos Correios fogem de debate

14/06/2016

Aconteceu na tarde de hoje,14 de Junho, uma audiência pública em Brasília, na Câmara dos Deputados, em que foi debatida a reestruturação dos Correios, mais especificamente no norte do Brasil (Acre, Roraima e Amapá).

Foram convidados para a audiência o Ministro da Ciência,Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab e o novo Presidente dos Correios, Guilherme Campos. Ambos faltaram ao debate e receberam várias críticas dos presentes devido a essa atitude.

Além deles, foi convidado o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Amapá, Delcírio Belém,que criticou duramente a "modernização" na ECT, citando que a nova estrutura vai contra a função social da empresa ao visar apenas o lucro. Atualmente, há 28 agências em todas as localidades do Amapá. Com a nova estrutura, o número diminuirá para 14 agências.

Debateram ainda na audiência, os diretores da Fentect, José Rivaldo da Silva e Hálisson Tenório. Rivaldo destacou: “Não deveríamos estar discutindo uma reestruturação, e sim uma melhoria do sistema já existente. Como, por exemplo, aumentar a segurança dessas agências que frequentemente são assaltadas”. Já Hálisson, reafirmou o estudo feito pela Fentect, reforçando que a maior causa para o atual deficit no orçamento do Correio foi a criação do novo Plano de Saúde, que praticamente dobrou a despesa da empresa com o serviço.

Lamentável foi a ausência dos representantes da ECT e do Ministério. Mas ficou claro para os deputados e os participantes que o processo de reestruturação/modernização dos Correios é o desmonte total da maior empresa pública do país.

Para assistir o vídeo da audiência completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=lagpQgTCKSU