Agência Postal de Satuba sofre com condições precárias e sobrecarga de trabalho

23/06/2016

O Sintect-AL realizou esta semana uma série de visitas as agências postais do interior do estado. O objetivo era averiguar as condições de trabalho, além de informar e mobilizar a categoria sobre a Campanha Salarial e contra as graves transformações que vem atingindo os Correios em todo o país.

Ao longo das visitas, as lideranças sindicais se depararam com situações dramáticas a exemplo da vivida pela Agência Postal do município de Satuba, distante cerca de 22 quilômetros de Maceió. No momento, os trabalhadores do setor vêm sofrendo com o aperto, a falta de estrutura, o total desrespeito ao Programa de Melhorias das Agências e com o excesso de trabalho, já que a agência divide com os Correios de Coqueiro Seco o atendimento à população do município de Santa Luzia do Norte desde que a empresa encerrou suas atividades na cidade vizinha.

Além dos aborrecimentos, a população de Santa Luzia vem tendo despesas extras com transporte intermunicipal ao se deslocar até Satuba em busca das correspondências. Mas, quando chega na agência recebe a notícia de que possivelmente suas cartas estão em Coqueiro Seco, perdendo com isso tempo e dinheiro além de passar por um transtorno que poderia ser evitado caso a ECT já tivesse reaberto a agência postal de Santa Luzia.

Em meio a essas dificuldades, os companheiros de Satuba ainda vêm sofrendo forte pressão para atingir metas impossíveis em um setor com lastimáveis condições estruturais e de trabalho. Para quem conhece essa realidade de perto, sabe mais que os gestores de gabinete, que os trabalhadores da Agência de Satuba são verdadeiros heróis ao se sacrificar para dar conta de tamanha demanda e, diuturnamente, “carregar a empresa nas costas” para amenizar os prejuízos de uma população abandonada pelas autoridades postais em Alagoas.