Ministro diz que Eletrobras Alagoas e Piauí serão as próximas a irem a leilão

18/07/2016

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, afirmou que as próximas unidades da Eletrobras que devem ser concedidas à iniciativa privada são as de Alagoas e Piauí.

O ministro informou, em entrevista ao portal G1, que as distribuidoras de Alagoas e Piauí são “menos complicadas”, anunciando que a iniciativa privada também deverá administrar as distribuidoras que atendem Acre, Rondônia e Roraima.

Ele disse que as distribuidoras controladas pela Eletrobras amargam prejuízos bilionários desde 2012.

Primeiro Leilão deve acontecer em Agosto.

No próximo mês, a distribuidora de Goiás, Celg-D, vai a leilão. O edital foi publicado no dia seguinte à publicação da medida provisória que muda as regras para a privatização de empresas de energia, pelo presidente interino, Michel Temer.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as alterações na lei servirão para desburocratizar os leilões de transferência de controle e também permitirão a redução de questionamentos na Justiça.

A principal alteração no processo é que, em vez de checar previamente se todos os inscritos estão aptos a participar de um leilão, essa verificação será feita apenas com a empresa vencedora. Se não estiver habilitada, a seguinte será classificada, e assim por diante.

O TNH1 conversou com a assessoria de comunicação da Eletrobras em Alagoas, sobre o leilão, mas foi informado que a distribuidora não tinha posicionamento sobre o assunto.

A reportagem também entrou em contato com o Ministério de Minas e Energia, que solicitou o envio de um e-mail para, posteriormente, emitir um posicionamento.

Fonte: