25 de Janeiro - Dia do Carteiro - O que comemorar?

25/01/2018

Com a criação do Correio Mor, no século XVI, os carteiros passaram a desenvolver um papel importante na vida da população brasileira. Cabia ao mensageiro a importante missão de conectar as pessoas nas regiões mais distantes da nova nação que surgia.

Desde então, os Correios cresceram juntamente com o país e ocuparam papel de destaque nos momentos mais importantes na vida da população. Coube aos carteiros levar a marca da empresa pelos quatro cantos do Brasil tornando-se o verdadeiro símbolo dos Correios.

Eficiência, pontualidade, dedicação e respeito aos clientes eram a marca que ficava em todas as regiões. Mas, os tempos mudaram e por conta do aparelhamento político na direção da empresa, a imagem dos Correios já não é mais a mesma. Direções incompetentes e sem nenhum compromisso com os clientes transformaram o que, até meados da década de 1990, era a empresa mais confiável do Brasil. Hoje a ECT conta apenas pouco mais de 56.000 carteiros. É uma empresa que presta serviços deficitários ao povo brasileiro porque esse número de profissionais é pequeno para atender todas as comunidades de um país continental.

Devido a redução nos quadros de funcionários demitidos nos últimos anos, através pelos programas de desligamento (PDV e PDI), a sobrecarga de trabalho tem causado problemas graves de saúde em uma parcela significativa dos carteiros. Estes acabam tendo que se afastar de suas atividades e passam a carregar sequelas por toda a vida. Não fossem estes e outros abnegados companheiros, a situação estaria ainda pior.

Neste 25 de janeiro, data em que se comemora o Dia do Carteiro, o Sintect-AL cumprimenta todos os companheiros e companheiras – vanguarda do movimento sindical e abnegados profissionais do serviço postal brasileiro.

Parabéns aos carteiros e carteiras pela passagem de seu Dia!