27/06/2025
Aconteceu nos dias 24 e 25 de Junho o 25º Encontro Nacional das Mulheres da Fentect, que reúne diversas companheiras ecetistas do país inteiro com o objetivo de discutir pautas específicas de gênero, na qual será levada para o Congresso Nacional dos Representantes (Conrep).
Representando Alagoas está a companheira Mariana Carvalho, diretora do Sintect-AL. O evento aconteceu em Brasília, na Contag/Núcleo Bandeirantes.
A abertura do importante encontro teve a participação de várias lideranças sindicais do país, enaltecendo o papel fundamental da mulher trabalhadora ecetista no dia a dia da ECT e o tema central foi a violência contra a mulher. Foi enfatizado o fato de que o assédio, muitas vezes, está presente nas relações com as chefias, que tratam homens e mulheres de maneira desigual, aproveitando-se dessa diferença de tratamento para exercer poder sobre as trabalhadoras.
Em sua fala no evento, a companheira Mariana destacou o quanto é importante identificar que existem vários tipos de violência, não apenas física e verbal, e o papel da liderança sindical de informar, orientar sobre os sinais de abuso e onde procurar ajuda.
"Com certeza esse encontro é um importante espaço para as mulheres ecetistas construírem suas pautas específicas, com discussões do empoderamento feminino em vários setores da sociedade, e nos Correios não pode ser diferente", ressaltou Mariana.
No segundo dia os debates abordaram temas e debates fundamentais, além da construção das cláusulas do ACT 2025 voltados à pauta feminina.
O encontro é um momento de fortalecimento da luta contra a violência e o assédio, além de promover o protagonismo feminino nos Correios e avançar na construção de um ambiente de trabalho mais igualitário.