(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

Trabalhadores dos Correios em Alagoas realizam Assembleia Geral e aprovam estado de greve

Discursos calorosos e enorme clima de insatisfação, foram marcantes na reunião

02/12/2025

...

 

Em clima de mobilização, trabalhadoras e trabalhadores dos Correios em Alagoas participaram em bom número, na noite desta terça-feira (2), de mais uma Assembleia Geral convocada pelo Sintect-AL. O encontro, realizado em Maceió, teve como objetivo discutir os principais pontos apresentados pelas federações nacionais e deliberar sobre os próximos passos da categoria diante do impasse com a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo secretário-geral do sindicato, Altannes Holanda, que realizou a tradicional leitura dos informes e destacou a postura de responsabilidade dos empregados, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no cotidiano de trabalho. Holanda ressaltou que, apesar da compreensão da categoria sobre o momento delicado que a empresa atravessa, a ECT tem ignorado o Acordo Coletivo de Trabalho — situação que, segundo ele, vem penalizando ainda mais uma classe trabalhadora já bastante sofrida.

Dando continuidade à reunião, o presidente do Sintect-AL, Alysson Guerreiro, reforçou críticas à gestão anterior da empresa. Ele afirmou que o ex-presidente Fabiano Silva é o principal responsável pelo cenário atual vivido pelos Correios.
“O Sr. Fabiano nunca demonstrou capacidade para dirigir uma das principais estatais do país, e o atual presidente atua apenas como interventor de um governo que que livrou a empresa da privatização, mas precisa urgentemente agir para  mudar definitivamente a triste realidade em que a ECT se encontra”, declarou Alysson.

Durante a assembleia, os trabalhadores aprovaram por unanimidade o estado de greve, passo preliminar para uma possível paralisação nacional. A decisão final será tomada no próximo dia 16, quando sindicatos de todo o Brasil votarão se haverá ou não deflagração da greve.

Além disso, os presentes aprovaram também uma moção de repúdio contra o atual presidente dos Correios, Emmanoel Rondom,citando sua falta de respeito com a categoria e a morosidade diante das demandas mais urgentes dos trabalhadores. A proposta foi apresentada pelo vice-presidente do Sintect-AL, Flávio Show.

O sindicato reforçou a importância da participação massiva da categoria na próxima assembleia, considerada decisiva para o futuro das negociações e para a defesa dos direitos dos ecetistas.


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2025
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br