(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNO LULA

28/01/2026

...

 

     O SINTECT-AL manifesta publicamente profundo repúdio à postura do governo Lula diante do ataque direto aos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios. A direção da empresa, com aval do governo federal, entrou no STF para suspender várias cláusulas do dissídio coletivo julgado pelo TST, dentre elas o nosso principal benefício, que é o plano de saúde.

     A indignação é maior ainda quando constatamos que o TST não fez outra coisa senão aplicar as prescrições do parágrafo segundo, do art. 114 da Constituição Federal, segundo as quais a Sentença Normativa deveria respeitar as disposições convencionadas anteriormente.

     Esse ataque tem a chancela do presidente Lula, que nomeou Emmanoel Rondon como presidente dos Correios, mesmo sabendo de sua postura alinhada à precarização. O que choca ainda mais é que as palavras ditas por Lula em entrevistas recentes são as mesmas usadas pela atual gestão da empresa, mostrando total sintonia com esse projeto de retirada de direitos.

     Precarizar a vida dos ecetistas e retirar direitos conquistados, não a é solução para os desafios da empresa. Muito pelo contrário: é um caminho certo para o sucateamento. Retirar direitos, cortar benefícios e desvalorizar quem carrega os Correios nas costas é jogar a maior empresa de logística da América Latina na lata do lixo.

     Lula precisa lembrar que foi a classe trabalhadora que o colocou novamente na Presidência da República. É ela que exige respeito, valorização e diálogo — não ataques disfarçados de "reestruturação".

 

EXIGIMOS IMEDIATAMENTE FORA EMMANOEL RONDON! 

E que Lula ouça a base que sempre esteve ao seu lado: os trabalhadores!

 

Nenhum direito a menos!

 

 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br