30/01/2026
O SINTECT-AL, em sintonia com a FENTECT e demais sindicatos dos trabalhadores dos Correios em todo o país, reforça o apelo à Central Única dos Trabalhadores (CUT) neste momento crucial para a categoria. A direção da ECT, com aval do governo federal, ingressou no Supremo Tribunal Federal com uma ação (SS 5731) que ameaça suspender direitos fundamentais conquistados no julgamento do dissídio coletivo no TST.
A FENTECT encaminhou carta oficial à direção nacional da CUT solicitando uma intervenção direta junto ao presidente Lula. Precisamos que o chefe do Executivo, eleito com forte apoio da classe trabalhadora, interceda para que os Correios retirem imediatamente essa ação do STF, que representa um enorme retrocesso para os direitos da categoria.
Não aceitaremos que, justamente no governo que prometeu reconstruir o Brasil com justiça social, os trabalhadores dos Correios sejam atacados por uma gestão que tenta reverter conquistas históricas e precarizar ainda mais o ambiente de trabalho.
A CUT precisa cumprir o seu papel histórico de defesa dos trabalhadores: é hora de cobrar do Lula coerência do que sempre pregou nas campanhas eleitorais, e dar um basta nessa política de ataque a categoria ecetista.
O SINTECT-AL reforça: a base existe respeito e exige a retirada da ação no STF e o fim da gestão do Rondon nos Correios.