(82) 3326-4454
sintect-al@uol.com.br

TAXA NEGOCIAL EM FAVOR DO SINTECT-AL CONFORME DECISÃO DO TST

05/10/2026

...

 

     Como é do conhecimento de todas e todos, o SINTECT-AL tem se esforçado no sentido de manter uma boa dinâmica da nossa Entidade de Classe junto aos desafios apresentados. Nos últimos anos, temos conseguido frear com êxito os debates em torno da privatização, demonstrando no dia-dia a importância dos Correios para população brasileira. Temos mantido a parte administrativa do Sindicato em atendimento as necessidades da categoria e avançando diante de vitórias jurídicas expressivas.

     Porém, não podemos fugir do debate de que a nossa categoria está encolhendo e com isso as dificuldades enfrentadas pelo SINTECT- AL, e demais Sindicatos da categoria, só fazem aumentar, pois sem "oxigenar" a categoria, entre os que saem e os que deveriam entrar, leva a queda da receita do SINTECT-AL, assim como dos demais Sindicatos que representam os/as trabalhadores/as Ecetistas de todo País, que tem sofrido com a não contratação de novos trabalhadores/as, pelo contrário, o que vemos é:

a) Desligamentos por parte da ECT (PDI, PDV, PDIA...);

b) Saída compulsória de quem se aposenta de Dezembro/2019 até a presenta data;

c) Saída de trabalhadores/as para outros órgãos devido passarem em concurso público, ou investirem empreendedorismo, e não mais quererem ficar nos Correios;

d) Alto índice de trabalhadoras/as afastados pelo INSS;

e) Entre outros motivos.

     Tudo isso tem levado a queda de receita dos Sindicatos de Trabalhadores dos Correios em todo País e o SINTECT-AL não é uma exceção. Por isso, solicitamos a compreensão de todas e todos que possam contribuir com a sua Entidade de Classe, após alguns meses de Campanha Salarial, pois é uma necessidade, continuarmos nos ajudando em busca da manutenção da nossa Entidade e dos serviços fornecidos pela mesma, pois somente assim, continuaremos avançando em novas conquistas!

     Portanto, fica a categoria Ecetista alagoana, ciente das condições e regras, externada abaixo:

     Conforme estabelecido na Sentença Normativa do Dissídio Coletivo de Greve 2026, fica instituída a Taxa Negocial para os trabalhadores e trabalhadoras filiados(as) ou não, com direito a oposição.

     Nesse contexto, a partir de hoje (05/10/2026), todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras que não concordam com a contribuição ao sindicato, através da taxa negocial, poderão fazer o Termo de Oposição, de forma individual, e entregar na sede do SINTECT-AL, situada a Rua do Ceará,206, bairro Prado em Maceió-AL.

     Os trabalhadores e trabalhadoras terão 10 dias corridos, a partir da data da publicação do comunicado nos meios de comunicação do Sindicato, para entregar o Termo de Oposiçãoao desconto da Taxa Negocial. Desta forma, a partir do dia 15 de Outubro, o Sindicato estará desobrigado a receber o Termo de Oposição e passará a operacionalizar os dados recebidos até 14/10, para encaminhá-los à ECT, em tempo hábil, garantindo assim que ela proceda com o processamento dos descontos na folha de pagamento do mês de Outubro.

     O valor de contribuição é de 2% da remuneração, conforme estabelecido em Acordos Coletivos e Sentenças Normativas anteriores. 

     Na assembleia realizada no dia 24/09/2026, foi aprovada a cobrança da Taxa Negocial apenas para não filiados. 

     Portanto, a  Taxa Negocial é uma contribuição fundamental para que o Sintect-AL continue defendendo os direitos da categoria. Com esses recursos, o Sindicato organiza campanhas salariais, mobiliza trabalhadores, luta por melhores condições de trabalho e viabiliza ações jurídicas. 


Rua Ceará, 206 Prado Maceió - Alagoas 57010-350
SINTECT ALAGOAS 2026
(82) 3326-4454 sintect-al@uol.com.br